logo_PIBID.gif
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO
PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA
INFORMATIVO PIBID-UFBA Nº 02/2013
03/06/2013

[Em construção





INFORMATIVO PIBID-UFBA Nº 01/2013
03/05/2013

Troca de experiências entre PIBID´s em Brasília
Nos dias 14, 15 e 16 de maio de 2013, ocorrerá o III Encontro de Coordenadores Institucionais do PIBID, na sede da CAPES, em Brasília. O objetivo do encontro é promover a troca de experiências, bem como discutir a institucionalização do programa como política públic prioritária par a formação de professores no país. A programação do evento inclui a discussão sobre objetivos, impactos, gestão do PIBID, legislação sobre a iniciação à docência. No evento, o PIBID-UFBA foi escolhido para apresentar o tema “Intencionalidade Pedagógica da formação docente e impactos do Pibid", em conjunto com outras duas instituições do país.
É possível ensinar e aprender Teoria Quântica sem dificuldade
Entre os dias 21 e 22 de março de 2013, os futuros professores de química e física em formação na UFBA através do PIBID, refletiram sobre como relacionar o ensino da teoria quântica com o cotidiano, um conhecimento que fundamenta a chamada “alta tecnologia” presente nos telefones, aparelhos de televisão, nas lâmpadas fluorescentes, etc. O Curso Quântica para Iniciantes, foi organizado pelo Prof. Dr. José Luis de Paula (IQ-UFBA) e ministrado pelo Prof. Dr. Alfredo Mateus (UFMG), que também distribuiu gratuitamente exemplares do livro com mesmo título.
Experiências do PIBID-UFBA serão apresentadas no Encontro Nacional sobre Ensino de Sociologia
A iniciação à docência de licenciandos da área de Ciências Sociais realizada na UFBA ganhará visibilidade e receberá as contribuições de pesquisadores através da participação no III Encontro Nacional sobre Ensino de Sociologia na Educação Básica - III ENESB 2013, que ocorrerá no período de 31 de maio a 03 de junho, em Fortaleza-CE. Os trabalhos aprovados revelam tanto o ponto de vista da coordenação de área, através do artigo do prof. Luiz Claudio Lourenço (cientista social e professor da UFBA), bem como dá voz ao professor da escola e bolsistas, abordando aspectos da construção do trabalho, sua dinâmica, desafios enfrentados nas escolas públicas de Salvador bem como abordam temáticas específicas, a exemplo da relação entre Sociologia e Ludicidade.

No PIBID-UFBA Sociologia, "o tempo não para"
No último dia 26 na campus de São Lázaro o PIBID Sociologia realizou o seu seminário interno. O evento contou com as apresentações de pibidianos, supervisores e o coordenador e possibilitou a troca de olhares e perspectivas sobre o PIBID. Também foram aperfeiçoadas as apresentações que serão posteriormente realizadas no III ENESEB e também no seminário PIBID. O evento contou ainda com duas oficinas com dinâmicas coletivas uma coordenada pela Supervisora Natália Figueiroa (pela manhã) e outra pelo professor e consultor de recursos humanos Prof. Dr. Carlos Linhares (no fim da tarde).

Associação Nacional de Pesquisas aceita trabalhos do PIBID-UFBA Dança
Os bolsistas do PIBID-UFBA da área de Dança que atuam no Colégio Central tiveram seu trabalho aceito na categoria pôster no III ENCONTRO CIENTÍFICO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PESQUISADORES EM DANÇA – ANDA 2013. O evento ocorrerá de 26 a 29 de Maio na Escola de Dança/UFBA. O trabalho "Dança no Contexto", orientado pela professora Virgínia Maria Suzart Rocha (UFBA), relata o processo de integração da proposta do PIBID nas proposta pedagógica do Colégio,
contribuindo para o desenvolvimento do senso crítico e estético dos estudantes, bem como ampliando a construção e valorização do conhecimento em Dança.

PIBID-UFBA da área de Teatro com trabalho aprovado em Portugal
Este ano, a experiência do PIBID-UFBA da área de Teatro será apresentada no II Encontro Luso-Brasileiro sobre o Trabalho Docente e Formação, a ser realizado na FPCEUP – Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, entre 1 e 3 de novembro de 2013. O Professor Luiz Claudio Cajaíba Soares (UFBA) orientou a produção do texto para comunicação oral da bolsista Maria Joseane de Santana Santos, intitulada" PESQUISA, JOGO, MOSTRA... AÇÃO!".

Curso aborda Sexualidade e Adolescência
Os bolsistas do PIBID-UFBA da área de Ciências Naturais participam do Curso “Trabalhando sexualidade na adolescência através de dinâmicas de grupo” com início em 30/04 e término em 08/05, na FACED, coordenado pela coordenadora da área, professora Izaura Cruz (UFBA), tendo como convidada a professora Cristianne Magalhães. Informações através dos e-mailsmanuela_argolo@hotmail.com,cristiannemagalhaes@gmail.com

PIBID-UFBA Biologia na TV UFBA
Lançado o vídeo da TV UFBA com a cobertura do III Encontro de Jovens Cientistas, no qual os bolsistas do PIBID-UFBA da área de Biologia tiveram participação significativa, sob a coordenação da professora Rejane Lira. Essa é uma iniciativa voltada para um processo de ensino e aprendizagem crítico e criativo das ciências. Clique aqui para assistir.


PIBID-UFBA - Avenida Araújo Pinho, 265, Canela, CEP 40.110-060, Salvador-Bahia - Tel: (071) 3283-7119 - Fax: (071) 3283-7012 - Cel: (071) 8643-3072 - site: www.pibid.ufba.br - e-mail: pibid@ufba.br


UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA

Pró-reitoria de Graduação

Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência da UFBA

Informativo PIBID-UFBA nº 18/2012
30/11/2012

[em construção]










UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA

Pró-reitoria de Graduação

Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência da UFBA

Informativo PIBID-UFBA nº 17/2012
01/06/2012

II Simpósio Baiano das Licenciaturas

O evento organizado pela UNEB, que será realizado nos dias 5 e 6 de julho, na sede do Instituto Anísio Teixeira (IAT), na Avenida Luís Viana Filho (Paralela), em Salvador, visa potencializar a formação docente no estado.
Os interessados em se inscrever na iniciativa, que é gratuita e aberta ao público externo, devem preencher formulário eletrônico de acordo com as normasestipuladas pela comissão organizadora do simpósio.
Já para participar como ouvintes deve se inscrever entre os dias 11 e 30 de junho. A participação é franqueada para docentes, discentes, servidores e funcionários das instituições de ensino superior (IES) públicas.
A segunda edição do simpósio − iniciativa promovida pelo Fórum Estadual Permanente de Apoio à Formação Docente (Forprof), da Secretaria estadual da Educação (SEC) – vai debater o tema Política de formação de professores da educação básica.
A programação reúne conferências, painéis, mesas redondas, comunicações orais e oito grupos de trabalho que vão envolver professores e pesquisadores de todo o país. Destaque para a participação de Iria Brzezinski, presidente da Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação.

Informações: Gdead/Campus I – tel
(71) 3117-2469e e-mailsecretariasbl2012@uneb.



Projetos de 2011

Recebemos no dia 29/05/2012 o pagamento da 1º parcela referente aos projetos de 2011, no valor de 82.500,00.

Esta semana a produção do Informativo contou com a "edição colaborativa" da equipe COPED. Para colaborar com as próximas edições, clique aqui.


UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA

Pró-reitoria de Graduação

Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência da UFBA

Informativo PIBID-UFBA nº 16/2012
19/04/2012

Olá a tod@s,

Quem é vivo sempre aparece, então vamos que vamos porque a noticia não pode parar.

PIBID de Dança realizará evento em Plataforma
Os bolsistas do PIBID-DANÇA apresentam Corpo Sonoro em comemoração ao dia D da Dança. O evento ocorrerá no Centro Cultural de Plataforma, dia 25 de Abril de 2012, às 19h00. Trabalho que expressa em cena, a ressignificação dos elementos sonoros oriundos dos ritos populares e litúrgicos afro-baianos, parte do processo da peça coreográfica, em construção, intitulada “Antoniosogum” calcada nas manifestações híbridas do ciclo junino soteropolitano. Os trabalhos artístico-pedagógicos que vêm sendo realizados nas escolas através do PIBID têm causado impacto positivo na formação e desenvolvimento dos alunos, especialmente na elevação da auto-estima desses estudantes, como pode-se perceber em relato emocionado de um dos estudantes do Colégio Central "Professora, esta foi a melhor experiência que tive em minha vida. Foi demais! Obrigado". Na Coordenação do PIBID-DANÇA/UFBA a Profa. Virgínia M R Chaves; Supervisão-PIBID/SEC e Direção Artística: Professora Mrs. Rita Rodrigues. Criação Coletiva – Bolsistas/UFBA: Ariana Oliveira, Uildemberg da S. Cardeal, Renilda Bissant, Raquel Santos, Ana Talita L. Dos Santos, Maria Helena Dias e alunos da rede estadual de ensino: Colégio Plataforma, Colégio Bertoldo Sirilo e Centro de Esporte Arte e Cultura CB
O que? Corpo Sonoro – apresentação de dançaQuem? Alunos de Dança da rede estadual de ensinoOnde? Centro Cultural de PlataformaQuando? 25 de Abril de 2012 - 19h00minh
PIBID de Sociologia realiza curso de formação com professor Eduardo Paes Machado
Ao todo serão seis encontros que visam aprimorar os conteúdos de sociologia para a implantação na sala de aula.
Onde? Campus de Filosofia e Ciências Humanas (São Lázaro)
Quando? 20 de abril, as 14h00min.
Quem? Eduardo Paes Machado

Comissão de normas
Essa semana (dia 18/04) tivemos mais uma reunião da comissão de normas.
Avançamos qualitativamente nas nossas formulações.

Pedidos de declaração de participação no PIBID
Gostaríamos de lembrar que todos os pedidos de certificados de participação deverão ser enviados pelos coordenadores e não pelos bolsistas.

Indicação da Coordenação Pedagógica do PIBID para os seus favoritos
Acessem o blog da Biblioteca dos Barris, ele é super dinâmico e contém todas as atividades que a Biblioteca está realizando e que realizará. Só cuidado para não ficar mais de 2 horas em frente ao computador e esquecer de ir até a biblioteca
external image 360

LINK: http://bibliotecapublicafpc.blogspot.com.br/



Informativo PIBID-UFBA

Essa semana contribuíram com informativo: PIBID de Sociologia, professora Virginia coordenadora de dança e a equipe da Coordenação Pedagógica.
Que contribuir com o Informativo PIBID UFBA? Envie e-mail para elenrebeca.a.s@gmail.com ou clique aqui.






UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA

Pró-reitoria de Graduação

Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência da UFBA

Informativo PIBID-UFBA nº 15/2012
09/03/2012

Olá para tod@S,

Todos os campus da UFBA tiveram ótimas atividades de recepção aos novos alunos que entraram na universidade, sem esquecer o 8 der março que foi comemorado e lembrado pautando a luta política das mulheres.
Se o ano todo for como a primeira semana de aula estaremos felizes.

Vamos então para o nosso informativo semanal

Lembrando:
Dia 14 der maço acontecerá a I Reunião da Instância Colegiada
Pauta: Normas PIBID


EDITAL DE CONVOCAÇÃO PARA CONTRATAÇÃO DE DOCENTE POR TEMPO DETERMINADO PARA O DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO 2. SEMESTRE 2012.1

O Chefe do Departamento de Educação II da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia – UFBA, no uso de suas atribuições legais, tendo em vista o disposto no Edital nº03/2012 de 23/02/2012, de convocação para contratação de docente por tempo determinado, da Magnífica Reitora da UFBA, publicado na íntegra nas Unidades de Ensino da UFBA e em extrato no D.O.U. de 24/02/2012, no Jornal A TARDE de 26/02/2012 e no site da SUPAC (www.supac.ufba.br), torna público, que estarão abertas as inscrições para o processo seletivo simplificado para contratação de docente por tempo determinado do Departamento de Educação II, de acordo com a legislação pertinente e complementar, mediante as normas e condições contidas neste Edital Interno, publicado na Faculdade de Educação, devendo ser entregue em cópia a cada candidato.

1. Das Disposições Preliminares

a)Número de vagas: 07 vagas 1.2. Regime de trabalho: 40 horas e 20horas/semanais

b)Matérias:

EDC203/Metodologia e Pratica de Ensino de Física I e EDCB93/Estagio I
EDCA25/Didática e Práxis Pedagógica de Geografia I e EDCA26/ Didática e Práxis Pedagógica de Geografia II
EDC173/Metodologia e Prática de Ensino de Desenho I e EDC174/Metodologia e Prática de Ensino de Desenho II
EDCB33/Didática e Práxis Pedagógica de Biologia I e EDCB33/Didática e Práxis Pedagógica de Biologia II
EDC269/Estagio e Seminário de Ciências, EDC270/Ensino de Ciências no 1º Grau e EDCB94/Estagio II
EDC140/Didática e EDCA12/Didática e Práxis Pedagógica II
EDCA79/Didática e Práxis Pedagógica e EDCA81/Estagio Supervisionado I

O Edital na página da Faced, http://www2.faced.ufba.br/noticias/Subst_depto2_2012_1


INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O PROCESSO SELETIVOS DOS PROGRAMAS DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL DA PROAE

Pró-Reitoria de Ações Afirmativas e Assistência Estudantil

À comunidade Universitária

Informamos que estão abertas as inscrições para o processo seletivo dos programas de assistência estudantil da PROAE (vagas nas residências universitárias, no serviço de hospedagem, auxílio moradia, serviço de alimentação, auxílio transporte, vagas na creche e auxílio creche), através dos Editais 01 e 02/2012 da Pró-Reitoria de Ações Afirmativas e Assistência Estudantil da UFBA.
Poderão concorrer às vagas disponíveis no Edital 01/2012 apenas os estudantes de graduação da UFBA que estejam cursando a primeira habilitação (que não tenham concluído outro curso de graduação) e que pertençam a famílias em situação de vulnerabilidade socioeconômica.
Para as vagas disponíveis na Creche-UFBA (Edital 02/2012) poderão concorrer os filhos de estudantes regularmente matriculados em cursos de graduação e de pós-graduação stricto sensu oferecidos pela UFBA e de servidores do quadro permanente ativo da UFBA (técnico-administrativos e docentes). A faixa etária das crianças atendidas pela Creche vai dos quatro meses aos três anos e onze meses. A novidade deste Edital é o oferecimento de auxílio financeiro para Creche para filhos de estudantes de graduação que residam em bairros periféricos da capital ou da RMS, no valor de cento e cinqüenta reais mensais, durante os períodos letivos.
Edital 01/2012 o período de inscrição vai de 05 a 15 de março de 2012
Edital 02/2012 (serviço de creche e auxílio creche) as inscrições ocorrerão entre os dias 05 e 09 de março de 2012.
As inscrições serão realizadas na Pró-Reitoria de Ações Afirmativas e Assistência Estudantil (PROAE), localizada na Rua João das Botas, No 27, no bairro do Canela.

Os Editais estão disponíveis para consulta no endereço eletrônico
www.sisper.ufba.br, na seção “Editais PROAE”.



VAGA PARA PROFESSORES EM VERA CRUZ E SESI

O SESI (Serviço Social da Indústria) está selecionando profissionais licenciados em Língua Portuguesa e Matemática.
Interessados enviar o currículo para o seguinte endereço: selecaosesiba@gmail.com

A Secretaria Municipal de Educação de Vera Cruz está precisando de professores licenciados (educação artística) para o ensino de artes (20h). Interessados encaminhar currículo para o seguinte e-mail: depensino@hotmail.com


MEC PUBLICA DIRETRIZES CURRICULARES PARA ENSINO MÉDIO

Confira a resolução na íntegra

Diário Oficial da União 31 de janeiro de 2012

A elaboração do Informativo PIBID-UFBA
Esta semana a produção do Informativo contou com a "edição colaborativa" de Elen Rebeca e Alessandra Assis. Para colaborar com as próximas edições, clique aqui.





UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA

Pró-reitoria de Graduação

Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência da UFBA

Informativo PIBID-UFBA nº 14/2012
02/03/2012

Olá para tod@s,

Antes de tudo gostaríamos de desejar a tod@s um ótimo inicio de aulas. Que o inicio do ano letivo venha com muitas propostas boas para que possamos seguir em frente junt@s.

Lembrando:
Segundo nosso calendário geral do PIBID tirado na última reunião do dia 21/12/2011, no dia 05/03 de 2012, juntamente com o início do período letivo da UFBA, temos o prazo de divulgação do calendário específico de cada área.

PIBID Pedagogia convida
Lançamento do livro Alfabetização para infância: práticas etnográficas.
  • Local: Faculdade de Educação - Campus Universitário do Canela
  • No dia 9 de março de 2012 às 11:00h


XV ENCONTRO NACIONAL DE FILOSOFIA DA ANPOF (ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FILOSOFIA)

O XV Encontro da Anpof irá ser realizado em Curitiba, entre os dias 22 e 26 de outubro de 2012. Haverá duas sessões plenárias, uma de abertura, dia 22, outra de encerramento, dia 26. Nas noites de 23, 24 e 25 de outubro, os participantes poderão optar dentre as alternativas promovidas pelo Encontro em cooperação com aparelhos culturais: ciclos de conferências e sessões de cinema e filosofia, além de outras atividades deste tipo, tornarão a região central de Curitiba uma ocasião de debates, encontros e lazer.
Uma novidade serão as atividades ligadas à Filosofia na escola, como minicursos, conferências e debates sobre os desafios atuais que cercam esta empreitada. Docentes do ensino médio participarão de nosso Encontro, convivendo por cinco dias com estudantes e professores universitários, o que possibilitará um passo importante na aproximação entre estes dois universos. Outra novidade, para aqueles que submeterem trabalho, reside na possibilidade de disponibilizar os textos das comunicações para que figurem na página da Anpof antes da realização do Encontro. A medida certamente promoverá a qualificação dos debates. Para aqueles que desejarem, a Anpof pensa em realizar um livro eletrônico após o término do Encontro, tendo por base esse material. Haverá um prazo para acertos finais nos textos. Caso entendam adequado, os Grupos de Trabalho da ANPOF poderão incorporar mais mestrandos e doutorandos em suas atividades, bastando que limitem o número total de contribuições a 32 comunicações.


  • Datas importantes do cronograma


  1. 23/12/2011Abertura das inscrições no evento
  2. 15/03/2012Data limite para pagamento da taxa de inscrição no valor 1
  3. 15/03/2012Data limite para submissão de trabalhos
  4. 16/04/2012Divulgação eletrônica da lista dos trabalhos aceitos
  5. 15/05/2012Data limite para pagamento da taxa de inscrição no valor 2
  6. 29/06/2012Data limite para pagamento da taxa de inscrição no valor 3
  7. 02/07/2012Data limite para envio de trabalho completo em PDF (opcional)
  8. 15/08/2012Data limite para pagamento da taxa de inscrição para os participantes que apresentarão trabalho
  9. 20/08/2012Abertura das inscrições para os minicursos
  10. 15/09/2012Divulgação eletrônica da programação
  11. 22/10/2012Credenciamento dos participantes do Encontro a partir das 14 horas
  12. Abertura oficial do Encontro às 18 horas.
  13. 25/10/2012Eleição, pelos coordenadores dos programas de pós-graduação, da nova diretoria da ANPOF
  14. 26/10/2012Sessãos de Encerramento do Encontro, das 10 às 12 horas

FONTE: http://anpof.org.br/encontros/15/apresentacao.php

Para mais informações: http://www.anpof.org.br/

EMFoco

Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática tem reuniões quinzenais, com pautas pré-definidas. Nessas reuniões são promovidos ciclos de estudos de textos atuais da Educação Matemática, dos conteúdos matemáticos e suas aplicações, bem como a organização de palestra, oficinas, cursos, e seminários.

  • Visitem a página e obtenham informações sobre eventos que serão realizados em 2012.
http://www.grupoemfoco.com.br

A elaboração do Informativo PIBID-UFBA
Esta semana a produção do Informativo contou com a "edição colaborativa" de Elen Rebeca. Para colaborar com as próximas edições, clique aqui.





UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA

Pró-reitoria de Graduação

Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência da UFBA

Informativo PIBID-UFBA nº 13/2012
15/02/2012

Olá a tod@s,

Primeiramente gostaríamos de desejar um bom carnaval para tod@s. Aos que vão viajar que tenham uma boa viagem, com muita segurança. Aos que vão “pular” o carnaval, curtam muito, mas claro, respeitando sempre o próximo. Aos que ficarem na cidade, aproveitem para descansar, fazer leituras agradáveis, e o que mais quiserem.


Confiram abaixo alguns informativos:


CERTIFICADOS III SEMINÁRIO PIBID-UFBA

Informamos que os certificados foram enviados através do correio interno da UFBA em cada unidade em nome de cada coordenador de área.

Por isso fiquem atentos, pois já recebemos o comprovante de recebimento de cada unidade.

ATIVIDADES

Preparem as agendas para anotar as datas de atividades que podem interessar a todos e todas, e adicionar alguns links aos seus favoritos.


  • Museus e Animais: Memória do Brasil


A Comissão Organizadora do XXIX CBZ convida todos a visitarem a Exposição Museus e Animais: Memória do Brasil, que reúne acervos de 17 museus de zoologia e história natural de todo o país. A atividade também estará aberta a toda sociedade baiana, em especial, à comunidade escolar da educação básica, a estudantes e professores do ensino superior, além dos próprios congressistas. Trata-se de uma oportunidade única!
Para visitar a exposição, os interessados deverão efetuar a inscrição no congresso por meio do site www.cbz2012.com.br/inscricoes.asp e optar pela categoria “Visitante”. Alunos de instituições públicas de ensino (universidades e escolas) têm entrada gratuita, bastando, para isso, levar o comprovante ou atestado de matrícula emitido pela instituição.
Para grupos de escolas públicas, a isenção será fornecida mediante envio de listagem emitida pelo colégio informando os nomes dos alunos interessados e da escola solicitante. Esta listagem deverá ser enviada por e-mail para o endereço inscricoes@gt5.com.br.
Já os alunos de escolas particulares e demais interessados devem entrar no site do evento para efetivar a inscrição e efetuar o pagamento. Para este grupo, a taxa de inscrição custa R$ 35,00. Todos os congressistas inscritos no XXIX CBZ estão dispensados deste pagamento, já que a exposição faz parte das atividades do congresso.
A taxa de visitante é referente APENAS à entrada no Centro de Convenções para visita às Exposições. Sendo assim, o pagamento desta tarifa NÃO DÁ direito à programação científica.

Acessem o link para visualizar o cartaz do evento:
http://xa.yimg.com/kq/groups/21929007/1869960421/name/Museus%20e%20Animais%20-%20Cartaz.pdf

  • Olimpíada Brasileira de Astronomia abre inscrições para a edição de 2012

Escolas públicas e privadas de todo o País já podem garantir presença na 15ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). As inscrições para os ensinos fundamental e médio vão até março e as provas, divididas em quatro níveis, acontecem no dia 11 de maio.

Em 2011, a olimpíada distribuiu 33.307 medalhas e reuniu 803.180 alunos de 9.153 escolas de todas as regiões do País, envolvendo 64.890 professores. A expectativa deste ano é atingir a marca de um milhão.

Segundo o astrônomo e coordenador nacional da OBA, professor João Canalle, cada prova será constituída de dez perguntas: cinco de Astronomia, três de Astronáutica e duas de Energia. "As questões serão, em sua maioria, de raciocínio lógico", informa.

Os estudantes mais bem classificados vão integrar as equipes que representarão o país nas olimpíadas Internacional de Astronomia e Astrofísica - que este ano será no Brasil - e Latino-Americana de Astronomia e Astronáutica, além de participarem das Jornadas Espacial, de Energia, de Foguetes e do Space Camp.

Canalle ressalta que o objetivo da olimpíada é fomentar o interesse dos jovens pela Astronomia e ciências afins, promovendo a disseminação dos conhecimentos básicos de forma lúdica e cooperativa: "Nossa principal meta é fornecer dados corretos e atualizados aos alunos e professores".

A OBA é organizada por uma comissão formada por membros da Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) e da Agência Espacial Brasileira (AEB). O grupo responsável é constituído pelos astrônomos João Batista Garcia Canalle (UERJ), Thaís Mothé-Diniz (UFRJ), Helio Jacques Rocha-Pinto (UFRJ), Jaime Fernando Villas da Rocha (UNIRIO) e pelo engenheiro aeroespacial José Bezerra Pessoa Filho (IAE).

Durante todo o ano, a OBA realiza os Encontros Regionais de Ensino de Astronomia (EREAs). O programa - que existe desde 2009 - é realizado com parcerias locais e principalmente com recursos obtidos junto ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Quem desejar organizar um EREA em sua região, basta entrar em contato com a secretaria oba.secretaria@gmail.com. Mais informações no site http://www.oba.org.br.

(Ascom da OBA)

  • Edital 2009 e 2010


O professor Hélder Eterno da Silveira nos enviou esse informativo:

Considerando a proximidade do término dos projetos aprovados no âmbito do Edital PIBID 2009, informo que a Diretoria de Educação Básica Presencial da CAPES está estudando a possibilidade de prorrogação da vigência de todos os projetos que se encerram no ano de 2012. Ainda não temos uma resposta final por parte de nossa procuradoria de como isso ocorrerá, mas, encaminho este email para tranqüilizá-los sobre essa questão e dizer-lhes que estamos empenhados em realizar alterações em nossos procedimentos de modo a trabalharmos por meio de concessões de bolsas o que viabilizará melhor o cotidiano dos programas do PIBID em sua IES.
Nesse sentido, oriento que as atividades de rotina do programa (início do ano letivo nas escolas, reuniões, estudos, orientações, planejamentos, etc) sejam realizadas normalmente e sem interrupções, considerando de antemão essa prorrogação ao longo de 2012.

Em breve, entrarei em contato com maiores informações a respeito da prorrogação e outros detalhes.

Att,

Prof. Hélder Eterno da Silveira
Coordenador-Geral de Desenvolvimento de Conteúdo Curricular e Modelos Experimentais Diretoria de Educação Básica Presencial CAPES

  • Inscrições do Edital 2012 Do Fundo Brasil


Falta apenas um mês para encerrarmos as inscrições do Edital 2012 do Fundo Brasil. As propostas devem ser feitas somente por correio, até o dia 27 de fevereiro.
Gostaríamos de contar com sua ajuda nessa reta final de divulgação. Queremos atingir organizações de direitos humanos todo o país, que atuem no combate à discriminação e à violência institucional, essa última entendida como qualquer forma de violação a direitos humanos promovida por instituições oficiais e/ou suas delegações. A íntegra do edital e o formulário para inscrição estão em nosso site: http://www.fundodireitoshumanos.org.br/edi.jsp Também podemos remeter ainda, caso seja pertinente, um cartaz para ser fixado em algum mural de sua organização. Solicite, se houver interesse.
Lembramos que serão apoiados projetos com orçamento máximo de R$ 25 mil e duração de até 12 meses. No total, o Fundo Brasil vai contemplar cerca de 30 iniciativas, somando um montante de R$ 800 mil em doações.
O foco são aquelas que, por exemplo, combatam a discriminação de gênero, raça, orientação sexual e/ou em razão de condição econômica; a violência policial; a violação de direitos socioambientais; a criminalização de organizações e movimentos sociais e/ou a violência contra defensores de direitos humanos; ou que atuem ainda em favor dos direitos das comunidades tradicionais e de outros grupos que tenham seus direitos fundamentais violados, conforme previsto no Edital 2012.

  • Jornada Pedagógica no Manoel Novaes


Cliquem no link para saber um pouco mais sobre a reunião enter supervisores e coordenadores do PIBID na semana da Jornada Pedagógica. Podem conferir também outros eventos que acontecem no Colégio Estadual Manoel Novaes.

**http://manoelnovaes.com.br/pibid/eventos.php**


A elaboração do Informativo PIBID-UFBA


Esta semana a produção do Informativo contou com a "edição colaborativa" de Elen Rebeca, Rejâne Lira, Poliana Souza e Alessandra Assis. Para colaborar com as próximas edições,clique aqui.






UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA

Pró-reitoria de Graduação

Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência da UFBA



Informativo PIBID-UFBA nº 12/2012
06/01/2012

FELIZ 2012!!!
Gostaríamos de agradecer o empenho e colaboração de todos os participantes do PIBID-UFBA e aproveitar para desejar que o ano de 2012 seja repleto de realizações, conquistas, paz, saúde e que continuemos juntos em busca de mehorias na formação de professores e na Educação Básica de nosso país.

REUNIÃO AVALIAÇÃO PIBID
Aconteceu no dia 24/12/2011, no Auditório B do PAF-1 a Reunião de Avaliação do PIBID. O evento foi mediado pelas Professoras Alessandra Assis e Soraia Lobo e contou com a participação dos coordenadores: Ana Kátia, Izaura Cruz, José Luiz, Diego, Simone Bueno, Elizabete Actis, Eliane Prates, Maria Inês Correia Marques, Virgínia, Luiz Cláudio Cajaíba, Rejane Lira, Jaqueline. Contamos ainda com a presença da Professora Simone Assumpção, alguns supervisores e bolsistas de diversas áreas. Na pauta da reunião abordamos o I Encontro Pedagógico, que ocorreu em setembro; o III Seminário PIBID-UFBA, que aconteceu em paralelo com a ACTA e discutimos a composição do calendário para o ano de 2012; ao final realizamos a confraternização com os atores PIBID.

No grupo pibid_ufba foi lançado o arquivo com o relato da reunião e o calendário tirado para 2012.

PRESTAÇÃO DE CONTAS 2011 PIBID-UFBA
Com o encerramento do ano letivo das escolas parceiras e a culminânica dos projetos desenvolvidos por cada área particiante do PIBID-UFBA, contamos com a cooperação de todos os participantes do projeto para que apresentem as pendências referentes à prestação de contas do ano de 2011. A fim de finalizarmos, no mês de janeiro, o balanço financeiro do PIBID no ano de 2011 solicitamos que apresentem os documentos pendentes, como: bilhetes eletrônicos, recibos de diárias, apresentação de notas fiscais etc.

RELATÓRIO ANUAL CAPES
Como já foi compartilhado na lista de discussão, teremos que apresentar a CAPES o relatório final de nossas atividades do ano de 2011. Solicitamos que os coordenadores de cada área nos envie até o dia 09/01 o relatório referente à sua área, a fim de que finalizemos o processo de consolidação dos dados para envio de um relatório unificado para a CAPES.

CERTIFICADOS III SEMINÁRIO PIBID-UFBA
Os certificados de participação e apresentação de trabalhos do III Seminário PIBID-UFBA foram separados por área e serão entregues aos coordenadores de cada área, através do correio interno da UFBA. Assim, os coordenadores de área poderão garantir a distribuição mais rápida e eficiente dos documentos para o seu grupo de bolsistas.

Atendimento no mês de Janeiro
No mês de janeiro de 2012, nosso expediente na PROGRAD será de segunda à sexta-feira, das 08:00 às 12:00 horas.

A elaboração do Informativo PIBID-UFBA
Esta semana a produção do Informativo contou com a "edição colaborativa" de Elen Rebeca, Marcília Pontes, Soraia Lobo e Alessandra Assis. Para colaborar com as próximas edições, clique aqui.





UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA

Pró-reitoria de Graduação

Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência da UFBA



Informativo PIBID-UFBA nº 11/2011
16/12/2011

REUNIÃO DE AVALIAÇÃO DO PIBID - 2011

No dia 21/12/2011, quarta-feira, será realizado no PAF-I o II Encontro Pedagógico do PIBID-UFBA. Queremos convidar todos os atores PIBID, alunos bolsistas, supervisores e coordenadores, para participarem deste momento de discussãoo e planejamento acerca das ações desenvolvidas no ano corrente, bem como de planejarmos nossas ações para 2012. Na certeza da presença de todos Pibidianos, fica registrado nosso encontro.
DIA: 21/12/2011 HORÁRIO: 14:00 h LOCAL: PAF-1 - Auditório João Gonçalves


ATIVIDADES DE ENCERRAMENTO PIBID - 2011

Sabemos que com o término de 2011 as áreas participantes do PIBID, vem realizando reuniões para apresentar o balanço das atividades realizadas no decorrer do ano de 2011. Nós da coordenação pedagógica gostaríamos de saber como andam os resultados e o que têm planejado para o próximo ciclo. As informações podem ser compartilhadas em nossa lista de discussão.Logo enviaremos um roteiro básico para a elaboração do relatório anual das áreas, o qual servirá de base para o Relatório de Cumprimento do Objeto a ser enviado como anexo a prestação de contas requerido pela CAPES.

MOVIMENTAÇÃO BOLSISTAS PIBID-UFBA

Saudamos os novos bolsistas incluídos no mês de dezembro no PIBID-UFBA: Profº. Diego Maia(Geografia); os estudantes Gilberto Reis, Igor Antônio e Marcelo Bloizi (História); Poliana Jesus Souza, Michele Santana Pacheco de Almeida e Nana de Carvalho Dias (Ciências Sociais). Em tempo, agradecemos a preciosa colaboração da Coordenadora de Música, Flávia Candusso por sua efetiva participação no projeto.



BALANÇO FINANCEIRO POR AREAS DO PIBID-UFBA

Com o encerramento do ano letivo das escolas parceiras e a culminânica dos projetos desenvolvidos por cada área particiante do PIBID-UFBA tem sido crescente o número de solicitações para atualização do saldo de cada área. Informamos que só será necessário um retorno para todos os coordenadores, no mês de janeiro quando fianlizarmos o balanço financeiro do PIBID no ano de 2011. Contamos com a compreensão e colaboração de todos que ainda não enviaram notas fiscais ou recibos para que toda a documentação esteja reunida ainda em dezembro.

FELIZ NATAL!
A equipe da coordenação geral PIBID-UFBA deseja a todos um Feliz Natal e que 2012 seja um ano repleto de realizações para todos.










UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA

Pró-reitoria de Graduação

Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência da UFBA



Informativo PIBID-UFBA nº 10/2011
28/11/2011

I PIBID INTERCÂMBIO SOCIOLOGIA – SUMÉ-PB

No período de 14 a 18 de novembro, o PIBID-Sociologia participou do 1º PIBID Sociologia Intercâmbio, promovido pela Universidade Federal de Campina Grande e realizado em seu Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semi-Árido, campus de Sumé, no Cariri Ocidental do Estado da Paraíba. Além de nosso programa estiveram presentes os PIBID's de Sociologia da Universidade Estadual do Vale do Acaraú representada pela professora Rosângela Duarte Pimenta e duas de suas bolsistas, a Universidade Federal de Sergipe representada pelo professor José Rodorval Ramalho e dois de seus bolsistas, a Universidade Federal da Paraíba na pessoa do professor Ivan Barbosa e a Universidade Federal de Campina Grande com o professor Rozenval de Almeida e Sousa e toda sua equipe. No evento também esteve presente o coordenador institucional do PIBID-UFCG professor Luciano Barosi que elogiou a iniciativa e pensa em expandi-lá para as demais áreas do PIBID-UFCG.

O evento possuiu uma característica sui generis que foi o estabelecimento de dois momentos: um primeiro, mais institucional, de apresentações, comunicações e palestras, e um segundo, de caráter prático, onde ocorreu visitação às escolas públicas da região de Sumé, Santa Luzia e Serra Branca. Nestas visitas, às escolas da região do Cariri, cada um dos PIBID's pode mostrar na prática como atua, possibilitando uma troca de metodologias pedagógicas entre os bolsistas, além de possibilitar uma experiência diferenciada para os estudantes da rede pública das escolas conveniadas e o maior diálogo das práticas do PIBID.


SEMANA DE CIDADANIA E CONSCIÊNCIA NEGRA NO COLÉGIO ESTADUAL DE PLATAFORMA

Nos dias 16,18,19 e 21 de novembro aconteceu a Semana de Cidadania e Consciência Negra do Colégio Estadual de Plataforma, scola parceira do PIBID. Ao longo da semana, a escola esteve aberta à comunidade, que pode participar de atividades culturais, oficinas e palestras que abordaram diversos temas como: saúde, sexualidade, educação para o transito, ecologia, saberes tradicionais etc. O encontro amplia as discussões e ações existentes na comunidade com o propósito de evidenciar a história de luta e bravura do povo negro com o fim de construir uma sociedade mais justa consciente e igualitária. Esta ação é resultado da parceria entre o Colégio Estadual Plataforma (CEP)e a UFBA, através de programa do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência/PIBID e Atividade Curricular em Comunidade/ACC.


DIA DA BELEZA NEGRA

No dia 24/11/2011 aconteceu na Esola Municipal Vivaldo da Costa Lima o evento "Beleza Negra" - Momentos de Educação, cultura e lazer. Durante o evento foi realizado um desfile, na praça em frente a escola, onde os alunos vestidos com trajes Africanos, cedidos pela Fundação Cultural de Dança, puderam se se apresentar para o público. Houve também apresentação de grupos de dança com o objetivo de valorizar a diversidade cultural e resgatar nossas raízes.
O evento foi prestigiado pela Cooordenadora do PIBID-Pedagogia, da UFBA, Ana kátia que participou como jurada. A bolsista Flávia Nascimento também fez parte do corpo de jurado, as outras bolsistas ajudaram elaborando cartazes e organizando a torcida. VAle aqui ressaltar que mais uma vez a Escola Vivaldo da Costa Lima promoveu um evento que contou com a participação da comunidade, respeitando valores e fazendo educação de qualidade.


A elaboração do Informativo PIBID-UFBA
Esta semana a produção do Informativo contou com a "edição colaborativa" de Luiz Lourenço, Valéria Oliveira, Munique Pinho, Marcília Pontes, Soraia Lobo e Alessandra Assis. Para colaborar com as próximas edições, clique aqui.


UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA

Pró-reitoria de Graduação

Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência da UFBA



Informativo PIBID-UFBA nº 09/2011
21/11/2011

I SEMINÁRIO BAIANO PIBID-IAT

Aconteceu nos dias 16 e 17 de novembro de 2011, no Instituto Anísio Teixeira(IAT) o I Seminário Baiano PIBID. O seminário contou com a presença da Diretora Geral do IAT, Irene Maurício Cazorla, da Superintendente da Superintendência de desenvolvimento da Educação Básica - SUDEB, Amélia Tereza Santa Rosa Maraux, do Coordenador Geral de Desenvolvimento de Educação Superior, o professor Clovis Caribe Menezes dos Santos, e da Coordenadora Institucional do PIBID - UFBA, Alessandra Santos de Assis, dentre outros. Há um consenso entre universidades e governo do estado sobre a importância do PIBID para o desenvolvimento da política de formação de professores no Estado, tendo sido encaminhada a formulação de uma pauta conjunta para a melhoria das ações nas escolas, consolidando a parceria entre estes atores e otimização do uso de recursos destinado pelo Estado, via FAED, para as escolas que ocolherem o PIBID. Os trabalhos apresentados trouxeram novas experiências educacionais e permitiu aos expositores refletirem coletivamente sobre as contribuições para a melhoria da qualidade do ensino nas escolas. Os resultados dos grupos de discussão ficarão disponíveis no site do IAT - www.sec.ba.gov.br/iat . O evento foi viabilizado pela cooperação entre universidades (UNEB, UEFS, UESC, UESB, UFRB e UFBA) com o IAT e a SEC-BA.

I SEMINÁRIO NACIONAL DO PIBID

Nos dias 28, 29 e 30 de novembro de 2011, acontecerá em Góias o I Seminário Nacional do PIBID. O evento debaterá os avanços, impasses e desafios da formação de professores no Brasil. A conferência de abertura terá como tema "As Licenciaturas no Contexto das Políticas Educacionais", a ser ministrada por Luiz Cláudio Costa - Secretário da Educação Superior SESU/MEC. O evento ainda terá mesas redondas, apresentação de grupos de trabalhos, café cultural etc. O prazo para INSCRIÇÃO E PAGAMENTO foi prorrogado para quarta-feira, 23/11. A UFBA será representada no evento pelas professoras Soraia Lobo e Alessandra Assis, além da participação de vários professores do PIBID que apresentam trabalho.

Movimentação de bolsistas no mês de novembro

Saudamos os novos bolsistas incluídos no mês de novembro no PIBID-UFBA: Profa. Regina Helena Espirito Santo e prof. Jorge Luis Andrade Borges (Teatro); os estudantes Alan Moreira de Oliveira, Paola Dalva Maria Jose Mendonça Pinto dos Santos,Rodrigo Silva Leal, Rodrigo Santos Cardoso de Sá (Música); os estudantes Crislane Miranda Carvalho, Felipe dos Santos Silva, Lorena Stephanie Santos Cerqueira (Geografia); Gilberto Reis e Igor Soares (História); Vanilton Caitano Soares de Souza (Ciências Sociais). Em tempo, agradecemos a preciosa colaboração da Supervisora de Teatro, profa. Sandra Regina de Oliveira Santana, bem como aos bolsistas André Souza Santos (Música), Lorena Maciel de Menezes (Biologia), Fábio Santos Silva e Paulo Pereira de Abreu (Dança).

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA

Pró-reitoria de Graduação

Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência da UFBA



Informativo PIBID-UFBA nº 08/2011
04/11/2011

Universidade Viva: Semana de Arte, Cultura e Tecnologia agita a UFBA
Uma série de atividades multidisciplinares vão agitar a UFBA durante a Semana de Arte, Cultura e Tecnologia - ACTA. A programação é ampla com a oferta de oficinas, mini-cursos, painéis, palestras, mesas-redondas, atividades artísticas, etc. A ACTA inclui eventos afiliados relacionados com as atividades de ensino, pesquisa e extensão que antes ocorriam de modo disperso na universidade, a exemplo do CAFÉ CIENTÍFICO, X Seminário de Pesquisa e Pós-Graduação - SEMPPG, XXX Seminário Estudantil de Pesquisa - SEMEP, III Seminário PIBID-UFBA, Cine Diversidade, entre outros. Será um importante momento de encontro entre professores, alunos e funcionários de todas as unidades, cursos, grupos de pesquisa. As atividades também estão abertas à participação de toda a comunidade. Mais detalhes no link: http://www.acta.ufba.br

Bolsistas PIBID-UFBA apresentam comunicações na ACTA
O PIBID-UFBA promove o seu III Seminário tendo como foco a comunicação oral de trabalhos produzidos pelos bolsistas, a partir das experiências desenvovidas em cada escola parceira. O evento ocorrerá durante a ACTA, nos dias 08 e 09 de novembro. Serão apresentados trabalhos das áreas de ciências exatas, naturais e humanas, arte, linguagens e educação física. São mais de duzentos trabalhos inscritos que problematizam temas da Educação Básica, entre eles: Teatro e Recepção nas Escolas Públicas de Salvador; A valorização do livro didático; Rap também é cultura, mano! Direitos Humanos e a batida do gueto; Diálogo entre dança e tecnologia na escola; Indisciplina e Educação Musical; A relação corpo-ambiente na prática educativa, Recursos didáticos alternativos no ensino de Filosofia, Práticas de Alfabetização e Letramento, etc. Informações através do e-mail pibid@ufba.br e inscrições como ouvinte no site www.seminario.ufba.br

Formação de Professor e Educação Básica em debate na ACTA
A Faculdade de Educação também integra a ACTA com a programação de mesas-redondas. Serão discutidos temas como: O SIGNIFICADO DO PIBID NA FORMAÇÃO DOS LICENCIANDOS NA UFBA; CURRICULO E EDUCAÇÃO BÁSICA; INCLUSÃO DIGITAL NA ESCOLA; A PÓS-GRADUAÇÃO E A PESQUISA NOS 60 ANOS DA CAPES E NOS 40 ANOS DA FACED, entre outros. As atividades ocorrerão nos dias 08 e 09, nas salas 206 e 207 do PAF I do Campus de Ondina. A Programação detalhada está disponível no link:
http://www2.faced.ufba.br/noticias/faced_acta_11

Uso dos recursos FAED e consolidação dos grupos interdisciplinares na escola
A coordenação do PIBID está dando continuidade às visitas às escolas conveniadas, com o objetivo de discutir possibilidades de articulação entre as áreas, com vistas a implementação de grupos interdisciplinares em cada uma delas. A primeira visita foi feita no Colégio Manoel Novaes, um dos colégios com maor número de cursos do PIBID. Esta semana a coordenação geral do PIBID esteve no Colégio Manoel Devoto, no Rio Vermelho, onde discutiu-se problemas com a execução financeira relativa às verbas dos anos de 2010 e 2011 destinadas ao Colégio, via Fundo de Assistência Educacional
FAED, criado pelo governo estadual através do Decreto n.137/1991, com fins de manutenção das atividades didáticas das escolas da rede. A destinação desse recurso faz parte do acordo de cooperação assinado entre a UFBA e a Secretaria Estadual de Educação para a realização do PIBID nas escolas estaduais, a título de contrapartida. Também ficou consensuada a formação do grupo interdisciplinar envolvendo as áreas de História e Biologia, tendo a temática Direitos Humanos como articuladora das ações a serem implementadas no Colégio.

Articulação entre UFBA e Universidade Federal de Sergipe - UFS
Os bolistas do PIBID-UFBA Música organizam em conjunto com o PIBID da UFS o I Seminário Interno PIBID Música. O evento acontece essa semana em Aracajú, nos dias 01 a 03 de novembro, com troca de experiências e comunições dos bolsistas.

A elaboração do Informativo PIBID-UFBA
Esta semana a produção do Informativo contou com a "edição colaborativa" de Flávia Candusso, Marcília Pontes, Soraia Lobo e Alessandra Assis. Para colaborar com as próximas edições, clique aqui.



__
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA

Pró-reitoria de Graduação

Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência da UFBA



Informativo PIBID-UFBA nº 07/2011
15/10/2011

Parabéns Professor!!!
"Ensinar é um exercício de imortalidade. De alguma forma continuamos a viver naqueles cujos olhos aprenderam a ver o mundo pela magia da nossa palavra.O professor, assim, não morre jamais..." Rubem Alves

Movimentação de bolsistas PIBID/UFBA no mês de outubro
A partir do mês de outubro contamos com a colaboração dos novos bolsistas Renilda Bispo, Licenciatura em Dança e Crisnamurth Couto, Licenciatura em História do ICADS (UFBA-Barreiras). Agradecemos aos bolsistas Tícia Viviani, Dayane Costa e Gilda Silva que contribuíram com a realização do PIBID-UFBA.

Primeiro Seminário Interno PIBID/UFBA- Ciências Naturais
Nos dias 17 e 18 de outubro, será realizado na FACED, o I Seminário Interno PIBID/UFBA de Ciências Naturais. O evento acontece em comemoração a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia e terá como programação a realização da mesa redonda “O ensino de ciências e diversidade”, com a apresentação da Profª Drª Therezinha Miranda e a Profª. Amanaiara Miranda – Professora e Coordenadora Pedagógica da SMEC/Salvador. Também ocorrerá a apresentação dos Planos de Trabalho dos Bolsistas que atuam no Colégio Estadual Marcílio Dias e Colégio Estadual de Plataforma. As atividades são realizadas de modo integrado com o Seminário Interno PIBID-Pedagogia, divulgado no Boletim PIBID-UFBA 06/2011. Para mais informações o link é http://pibidufbacienciasnaturais.blogspot.com



I Seminário de Pesquisa Universidade - Escola
Nos dias 24, 25 e 26 de outubro de 2011, das 08:30 às 18 h, acontecerá o I Seminário de Pesquisa Universidade–Escola – (I SUE), na sala de videoconferência do IAT e em todas as salas de videoconferência do Estado.
O I SUE tem como objetivo criar condições para que a produção científica se torne um produto acessível aos professores das escolas da educação básica, fortalecendo o elo “Universidade-Escola” e contribuindo para a qualidade da educação pública do Estado da Bahia. Neste seminário o PIBID-Biologia estará realizando o lançamento de material resultante da culminânica dos projetos desenvolvidos este ano.
Inscrições através do link http://videoconferencia.sec.ba.gov.br/sistema/dg


PIBID-Biologia e PIBID-Ciências Naturais no I Seminário de Pesquisa Universidade - Escola
Os participantes do PIBID-UFBA Biologia vão fazer o lançamento de materiais pedagógicos, resultantes dos projetos realizados neste ano, no I Seminário de Pesquisa Universidade-Escola. Serão lançados: 1 DVD com 8 jogos eletrônicos do Projeto "Ciência Lúdica: Brincando e Aprendendo com Jogos Eletrônicos sobre Ciências"; 1DVD com vídeos da Série "Jovens Repórteres Científicos" e 11 jogos do Projeto "Zooteca: Brincando e Aprendendo com Jogos sobre Zoologia". Já o PIBID-Ciências Naturais vai apresentar o "Caderno Ambiental da Ilha de Maré" e a folhinha-calendário, produção da Profª. Rosiléia Almeida. Estes produtos foram elaborados para a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, em parceria com a UNIJORGE.

I Simpósio Nacional - Repensando os Sertões Semiáridos do Brasil
Nos dias 8, 9 e 10 de novembro, como parte da ACTA 11 – Semana de Arte, Cultura, Ciência e Tecnologia, as instituições: UFBA, UNIVASF, UFRB, INSA, UEFS e UNEB, em conjunto, e com apoio do BNB, organizam e realizam o I SIMPÓSIO NACIONAL - REPENSANDO OS SERTÕES SEMIÁRIDOS DO BRASIL - Sertões Semiáridos sem Miséria. Trata-se de evento de caráter interinstitucional e multidisciplinar, com 300 vagas para inscrições destinadas a professores, pesquisadores, extensionistas, profissionais, técnicos, outros interessados, e de 300 vagas para estudantes de graduação e pós-graduação.
Os candidatos podem se inscrever como participantes do evento e também submeter trabalhos para sessão de comunicação oral ou de posters, com recepção de certificados. As inscrições ocorrem entre os dias 07 e 27 de outubro, no link http://www.repensandosemiarido.ufba.br/

PIBID-UFBA Filosofia no I CONEF
A coordenadora PIBID-UFBA da área de Filosofia, Profa. Silvia Faustino, juntamente com bolsistas, participarão do
I Colóquio Nacional do Ensino de Filosofia - CONEF, que acontecerá nos dias 1, 2 e 3 de dezembro de 2011, na Faculdade de Educação, da UFBA. Com diferentes modalidades de apresentação (mesas redondas, comunicações orais, pôster eletrônico, relato de experiências etc.), o evento tem como propósito reunir pesquisadores, estudantes de pós-graduação e de graduação, educadores das redes de ensino pública e privada, e outros interessados em discutir problemas em torno do ensino de Filosofia na Educação Basica. Informações http://coloquiofilosofarnaeducacaobasica.blogspot.com

A elaboração do Informativo PIBID-UFBA
Esta semana a produção do Informativo contou com a "edição colaborativa" de Izaura Cruz, Rejane Lira, Silvia Assis, Márcia Scher, Marcília Pontes, Soraia Lobo e Alessandra Assis. Para colaborar com as próximas edições, clique aqui.


UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA

Pró-reitoria de Graduação

Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência da UFBA



Informativo PIBID-UFBA nº 06/2011
07/10/2011


PIBID-Dança no Seminário Internacional de Dança e Educação
Os estudantes do Curso de Licenciatura em Dança – bolsistas do PIBID/UFBA, Leonardo das Chagas Silva e Tícia Viviane Britto, tiveram seus trabalhos aprovados no Seminário Internacional “Descobrir a dança/Descobrindo através da dança" – 1º Encontro DaCi Portugal que será realizado no período de 10 a 13 de novembro na Universidade Técnica de Lisboa-Portugal. O artigo intitulado “DANÇAS POPULARES: Caleidoscópios Digitais de um Saber Local” de Leonardo Silva, busca entender/compreender as práticas culturais advindas das relações construídas entre os sujeitos/dançantes ("brincantes”) e sua territorialidade (meio social e vivências) configurando-se como registros (“impressões digitais”) de um saber local. Apresenta este Ensaio como parte do processo de pesquisa e experiência da prática docente em Dança, desenvolvido no Colégio Central como bolsista do PIBID-Dança. Já o trabalho da bolsista Tícia Britto intitulado “A Música e a Dança como expressões libertadoras no processo de construção do conhecimento” busca um olhar sobre a discussão do ensino da arte enquanto instância possível de sensibilização para a cidadania e para a compreensão do corpo\mente como unidade no processo de construção do conhecimento.

Reunião entre PIBIDs atuantes no Colégio Estadual de Plataforma
No dia 29 de setembro,às 16 h na FACED-UFBA, houve uma reunião geral entre os PIBIDs que atuam no Colégio Estadual de Plataforma - CEP. A reunião tratou do Projeto Interdisciplinar do CEP que tem como objeto a Semana da Consciência Negra e pretende envolver os alunos do colégio, professores, pais e comunidade do Bairro de Plataforma, subúrbio Ferroviário de Salvador. A organização ocorre em parceria entre grupo de bolsistas do PIBID e alunos da universidade em Atividade Curricular Comunitária - ACC, visando a articulação das ações entre universidade e escola. Serão realizadas palestras, oficinas e apresentações de grupos que abordarão temas como: O negro na sociedade; Cultura, variação linguística e preconceito; Capoeira; Hip hop; Uso Consciente de Energia; Educação Ambiental; Doenças Urbanas; Educação Sexual e Sexualidade; Grafitagem. Também está prevista a instalação de um SAC (Serviço de Atendimento ao Cidadão).

Estudantes da UFBA discutem curso na V Semana de História
O Centro Acadêmico de História Luiza Mahin, da UFBA, realiza a V Semana de História. O evento é organizado pelos estudantes de graduação em História com a finalidade de integrar os estudantes e professores do Curso de História. Com o tema “História e educação”, a semana acontecerá entre os dias 17 a 21 de outubro, na Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (São Lázaro), Pavilhão de Aulas da Federação III e Instituto de Geociências. Serão debatidos temas como: A estrutura e currículo do Curso de História; O PNE e os novos rumos da educação; A contribuição de programas como PIBIC, PIBID, Permanecer para a formação dos estudantes. A inscrição pode ser feita através do e-mail inscricaovsemanadehistoria@gmail.com. Mais informações estão disponíveis no blog http://www.cahislm.blogspot.com/
Seminário Interno PIBID-Pedagogia: Diferença e diversidade nas práticas alfabetizadoras
No dia 18 de outubro, acontecerá o Seminário Interno PIBID-Pedagogia. O evento terá a participação do PIBID-Ciências Naturais e ocorrerá na Faculdade de Educação-UFBA.
Será abordado o tema "Diferença e Diversidade nas práticas alfabetizadoras." A programação inclui mesa-redonda com os professores Benedito Eugênio(UESB) e Maria Izabel Ribeiro (UFBA) e comunicações orais dos bolsistas do PIBID. Inscrições através do blog http://pibidpedagogiaufba.blogspot.com/

Curso Moodle - A educação on-line na UFBA
O Projeto EAD do Centro de Processamento de Dados está promovendo uma nova turma do Curso Moodle no período de 17 de outubro a 18 de dezembro de 2011. O objetivo é formar professores para a utilização do ambiente virtual de aprendizagem Moodle em atividades na modalidade a distância e/ou como apoio à educação presencial, além de promover discussões teóricas sobre temas relacionados à EAD e ao uso de tecnologias na educação. O curso terá carga horária de 60 horas e será realizado no próprio ambiente, com previsão de dois encontros presenciais. Serão oferecidas 200 vagas, sendo 90% para a comunidade UFBA (docentes, técnicos, pesquisadores e colaboradores) e 10% para parceiros externos. Período de inscrições de 03 a 09 de outubro de 2011 pelo site www.moodle.ufba.br

I Simpósio Nacional - Repensando os Sertões Semiáridos do Brasileminário
Nos dias 8, 9 e 10 de novembro, como parte da ACTA 11 – Semana de Arte, Cultura, Ciência e Tecnologia, as instituições: UFBA, UNIVASF, UFRB, INSA, UEFS e UNEB, em conjunto, e com apoio do BNB, organizam e realizam o I SIMPÓSIO NACIONAL - REPENSANDO OS SERTÕES SEMIÁRIDOS DO BRASIL - Sertões Semiáridos sem Miséria.
Trata-se de evento de caráter interinstitucional e multidisciplinar, com 300 vagas para inscrições destinadas a professores, pesquisadores, extensionistas, profissionais, técnicos, outros interessados, e de 300 vagas para estudantes de graduação e pós-graduação.
As inscrições serão feitas por meio de ficha eletrônica e os contatos com a organização do evento através do endereço semiarido@ufba.br.Os candidatos podem se inscrever como participantes do evento e também submeter trabalhos para sessão de comunicação oral ou de posters, com recepção de certificados. As inscrições ocorrem entre os dias 07 e 27 de outubro, no site http://www.repensandosemiarido.ufba.br/

PIBID-Teatro participa de evento nacional do PIBID
O prof. Claudio Cajaíba, coordenador do PIBID-Teatro, participa da mesa-redonda no II Encontro Nacional de Licenciaturas e I Seminário Nacional do PIBID. Promovido pela UFG, o evento ocorre nos dias 28, 29 e 30 de novembro, no Centro de Cultura e Eventos Prof. Ricardo Freua Bufáiçal. Haverá espaço para apresentação de trabalhos/relatos de experiências dos grupos PIBID de todo o país. Inscrições através do site http://www.vestibular.ufg.br/2011/PIBID

A elaboração do Informativo PIBID-UFBA
Esta semana a produção do Informativo contou com a "edição colaborativa" de Ana Kátia Santos, Virgínia Chaves, Alex Araújo, Marcília Pontes, Soraia Lobo e Alessandra Assis. Para colaborar com as próximas edições, clique aqui.


UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA

Pró-reitoria de Graduação

Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência da UFBA



Informativo PIBID-UFBA nº 05/2011
30/09/2011


CAPES anuncia "fluxo contínuo" para as bolsas do PIBID
Em anúncio feito durante o II Encontro de Coordenadores Institucionais do Pibid, o presidente da CAPES, Jorge Almeida Guimarães declarou que "...algumas mudanças positivas no âmbito do Pibid. Entre elas, está o avanço no modelo de parcerias com as instituições participantes do programa – em vez de edital, os processos serão realizados em formato de fluxo contínuo para essas instituições." A operacionalização dessa nova medida está sendo elaborada pela equipe de trabalho e a previsão é que sejam levantadas as demandas de ampliação e distribuição de bolsas entre as insituições que já foram avaliadas em editais anteriores. Essas demandndas serão analisadas e atendidas conforme o orçamento geral do Programa. Esta será uma medida fundamental para a consolidação do PIBID e valorização das licenciaturas na universidade.

Encontro de coordenadores de área na UFBA
No último sábado, dia 24 de setembro, foi realizado o I Encontro Pedagógico de Coordenadores do PIBID-UFBA. Com a ampliação do Programa para praticamente todos os cursos de licenciatura da universidade em 2011, também cresceu a necessidade de planejar as ações de formação de professores de modo ainda mais integrado. O encontro possibilitou a troca de experiências entre os cursos e uma oportuna reflexão sobre temas como interdisciplinaridade, concepções de iniciação à docência, relação entre ensino e pesquisa e o uso do livro didático. Considerando a complexidade do trabalho e os desafio históricos dos cursos de licenciatura, uma das principais medidas definidas foi a utilização do ambiente moodle para que todos os membros do Programa possam, continuamente, refletir juntos, tendo como base a realidade concreta vivenciada nas escolas. Outra medida importante foi a escolha de representantes para a composição da instância colegiada que será responsável pela gestão participativa do Programa.

Evento "Dança na escola" - PIBID-UFBA
Os bolsistas do PIBID-DANÇA realizam o evento "Dança na escola" no dia 07 de outubro. O evento ocorrerá no Colégio Thales de Azevedo, no Colégio Central e na Escola de Dança da UFBa. O objetivo é promover ações integradas entre as escolas e universidade com a apresentaçãode trabalhos dos alunos do ensino médio e fundamental, bem como a apresentação artística dos bolsistas do PIBID, do ACC de Dança/UFBA. O trabalho realizado nas escolas tem causado um impacto positivo na formação plena dos alunos, ou como afirma uma das alunas do Colégio Thales, faz "...ver a arte e até mesmo a vida de outra forma".


Criação e Divulgação de Blogs
Nos dias 5 e 7 de outubro, será realizado o curso de extensão sobre criação e divulgação de blogs. O curso será ministrado pelo Prof. Menandro Ramos, com coordenação da professora Ana Katia Alves dos Santos e será realizado no Laboratório de Informática da FACED, das
14:00 às 18:00 horas. Mais informações através do e-mail anakatia.santos@gmail.com

A elaboração do Informativo PIBID-UFBA
Esta semana a produção do Informativo contou com a "edição colaborativa" de Ana Kátia Santos, Virgínia Chaves, Marcília Pontes, Soraia Lobo e Alessandra Assis. Para colaborar com as próximas edições, clique aqui.





UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA

Pró-reitoria de Graduação

Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência da UFBA



Informativo PIBID-UFBA nº 04/2011
23/09/2011

PIBID de Ciências Naturais tem trabalho aprovado para o II Congresso Nacional de Educação Ambiental
No seu primeiro semestre como bolsista PIBID-UFBA, a estudante do Curso de Licenciatura em Ciências Naturais, Léa Fernanda Santos, teve trabalho aprovado no II Congresso Nacional de Educação Ambiental, que será realizado no período de 12 a 15 de outubro, em João Pessoa-PB. Retificando a informação do Boletim 04/2011, enviado na sexta-feira. o artigo produzido, intitulado "Contextualização Didática de Conteúdos de Ciências Envolvendo Práticas de Educação Ambiental: Contribuições do Pibid de Ciências Naturais/UFBA", também será publicado em anais. O texto foi produzido em co-autoria com as professoras Rosiléia Oliveira, professora da FACED-UFBA, que colabora voluntariamente como orientadora do PIBID-UFBA Ciências Naturais e Izaura Santiago da Cruz, Coordenadora de Área do PIBID de Ciências Naturais. Mais que um indicador do potencial de produção de conhecimento sobre a docência, esta conquista revela a riqueza do processo formativo realizado no Programa.

PIBID e a implantação das TIC em escola do campo
Como parte das ações realizadas na Escola Municipal Otávio Pereira, parceira situada no Município de Cachoeira-BA, foi implantado o Centro Digital Pedagógico, com
recursos da Licenciatura em Educação do Campo. Esta iniciativa possibilita o acesso púbico e gratuito para as crianças, buscando melhorar a qualidade do ensino e reflexão-ação sobre a organização curricular. O professor Ângelo Lopes Marques, supervisor do PIBID-UFBA Licenciatura do Campo que atua na escola revela suas expectativas: " agora temos os Centros Digitais Pedagógicos fazendo parte de um sistema de complexos onde professores, estudante, as comunidades do entorno da escola trabalham juntos para superar a lógica capitalista do uso das novas tecnologias...". Expressando o ponto de vista de quem acompanha cotidianamente o trabalho na escola, o professor revela que as especificidades da escola se apropria de novas ferramentas, já disponibilizadas há algum tempo em lan houses e laboratórios de informática nas escolas situadas em escolas mais centralizadas.

I Simpósio Nacional: Repensando os Sertões Semiáridos do Brasil
Nos dias 8, 9 e 10 de novembro, como parte da ACTA 11 - Semana de Arte, Cultura, Ciência e Tecnologia, as instituições: UFBA, UNIVASF, UFRB, INSA, UEFS e UNEB, em conjunto, e com apoio do BNB, realizam o I SIMPÓSIO NACIONAL - REPENSANDO OS SERTÕES SEMIÁRIDOS DO BRASIL - Sertões Semiáridos sem Miséria. Trata-se de evento de caráter interinstitucional e multidisciplinar, com 300 vagas para inscrições destinadas a professores, pesquisadores, extensionistas, profissionais, técnicos, outros interessados, e de 300 vagas para estudantes de graduação e pós-graduação. As inscrições serão feitas em ficha eletrônica disponível no Portal www.semiarido.ufba.br e os contatos com a organização do evento pelo endereço eletrônico semiarido@ufba.br



O que Queremos com o Filosofar na Educação Básica?
Essa é a questão central do I Colóquio Nacional do Ensino de Filosofia - I CONEF, que acontecerá de 1 a 3 de dezembro, na FACED-UFBA. Trata-se de uma iniciativa do Grupo de Pesquisa Epistemologia do Educar e Práticas Pedagógicas e do Doutorado Multi-institucional e Multidisciplinar em Difusão do Conhecimento da (DMMDC-UFBA), em parceria com o GT: Filosofar e Ensinar a Filosofar, da Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia - ANPOF. O evento pretende reunir pesquisadores, estudantes de pós-graduação e graduação, educadores e demais interessados em discutir problemas em torno do ensino de Filosofia na Educação Básica. A proposta busca atender às demandas instauradas pela obrigatoriedade do ensino de filosofia, a partir da Lei no 11.684/2008, que torna a disciplina obrigatória no Ensino Médio. Até o dia 30 de setembro estará aberta a chamada de trabalhos, nas modalidades de comunicação oral e de relatos de experiência, com mais informações no site http://coloquiofilosofarnaeducacaobasica.blogspot.com.O evento abrirá o espaço de reflexões e diálogos, reafirmando o ensino de filosofia como meio para a formação do pensamento crítico na Educação Básica.

II Encontro de Leitura e Escrita do GELING: O QUE DIZEM TEUS OLHOS
No período de 28 de setembro a 01 de outubro, será realizado o II Encontro de Leitura e Escrita, na FACED-UFBA. O evento de caráter regional é organizado pelo Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação e Linguagem - GELING. Este evento se objetiva promover intercâmbios entre professores e estudantes universitários, bem como entre todas as pessoas que desejam desenvolver práticas de leitura e escrita, consideradas como um direito de cidadania e como bens culturais produzidos em sociedade. Através da realização de conferências, palestras, minicursos, oficinas, pôsteres, comunicações, feira de livros, encontros com escritores e apresentações artístico-culturais, serão discutidas as possibilidades de acesso à leitura e à escrita e sua apropriação por educadores e estudantes, considerando questões político-pedagógicas. Outra informações no site http://www.elege.ufba.br.

Bolsistas organizam Oficinas sobre Geometria Espacial
Nos dias 02, 05, 12 e 16 de setembro bolsistas do PIBID-UFBA Matemática realizaram uma série de Oficinas sobre "O Estudo e Construção de Modelos de Geometria Espacial", para alunos no Colégio Estadual Manoel Novaes. Foram um total de 08 sessões.

O Significado das Fórmulas Químicas
O Programa Permanente de Extensão Educação Química em Debate & PIBID, promoverá no dia 30 de setembro, às 13 horas, a Palestra: O Significado das Fórmulas Químicas, ministrada pela Professora Nídia Roque, do Departamento de Química Orgânica da UFBA. O evento acontecerá no Laboratório 217, no Instituto de Química da UFBA.

Lançada chamada de apoio a projetos em Ciências Humanas, Sociais e Sociais Aplicadas
O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI), em parceria com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) abre inscrições para a Chamada que visa o apoio a projetos de pesquisa científica e tecnológica que contribuam significativamente para o desenvolvimento científico e tecnológico do País, no âmbito das Ciências Humanas, Sociais e Sociais Aplicadas, mediante o financiamento de projetos de pesquisa com mérito científico. Quem se interessar, tem até o próximo dia 20 de outubro para enviar sua proposta, que deve ser encaminhada ao CNPq exclusivamente via internet. Cada projeto terá um investimento máximo de R$ 20 mil. Confira a chamada completa em http://www.cnpq.br/editais/ct/2011/007.htm.

A elaboração do Informativo PIBID-UFBA
Esta semana a produção do Informativo contou com a "edição colaborativa" de Roberto Colavope, Eliana Prates Soares, José Luís Silva, Marcia Scheer, Izaura Cruz, Marcília Pontes, Danúbia Barros e Alessandra Assis. Para colaborar com as próximas edições, clique aqui.






UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA

‍Pró-reitoria de Graduação

‍Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência da UFBA



Informativo PIBID-UFBA nº 03/2011
16/09/2011

I Seminário de Ensino de Geografia
Nos dias 12, 13 e 14 de setembro ocorreu o I Seminário de Ensino de Geografia da UFBA. Foi um evento marcante por dar início a um debate ampliado sobre as questões em torno da formação de professores desta área, tema ainda não abordado em toda a história do Instituto de Geociências da universidade. Foi um grande ponto de encontro entre professores, pesquisadores e alunos que tem interesse em Geografia Escolar, com destaque para a troca de experiências entre os grupos PIBID de Geografia da Universidade Federal de Viçosa - MG, que chegaram numa caravana, o da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - RJ e o grupo do PIBID-UFBA. O evento foi organizado pelo PIBID-UFBA Geografia em conjunto com o GEOCLIMA e teve apoio da FAPESB, sob coordenação geral do Prof. Dr. Diego Maia (professor adjunto do departamento de Geografia). Informações e resultados podem ser acessados através do link www.segufba.wordpress.com.

Encontro em Brasília discute PIBID
Entre os dias 27 a 29 de setembro, será realizado o II ENCONTRO DE COORDENADORES INSTITUCIONAIS DO PIBID, na CAPES, em Brasília. O evento contará com a participação de Fernando Haddad, Ministro da Educação e reunirá participantes do PIBID de todo o Brasil. Além do relato de experiência de algumas instituições, o prof. Carlos Roberto Jamil Cury, Membro do Conselho Técnico Científico da Educação Básica da CAPES, fará palestra sobre "A formação de educadores para o século XXI" e a profa Carmem Moreira de Castro Neves, Diretora de Educação Básica Presencial da CAPES, apresentará o tema "A trajetória, as conquistas e as perspectivas do PIBID". O evento também inclui a discussão de diversas temáticas em grupos de trabalho. O PIBID-UFBA será representado pela sua Coordenação Institucional, que apresentará as questões levantadas por seus membros através da lista de discussão. Novas reivindicações, críticas, comentários do grupo podem ser encaminhados para a lista ou diretamente para o e-mail pibid@ufba.br.

Oficina de Produção de Vídeos
Como proposta de atividade integradora o PIBID-UFBA de Ciências Biológicas convida os bolsistas dos demais cursos para participarem da Oficina de Produção de Vídeos. A atividade tem a colaboração da Profª. Drª Simone Bortoliero, da Faculdade de Comunicação. O Objetivo é capacitar estudantes dos cursos de licenciatura para a produção de mini-vídeos utilizando telefones celulares, incluindo a aprendizagem de processos de elaboração de roteiro, gravação e editação. As produções serão lançadas durante a ACTA – Semana de Arte, Cultura, Ciência e Tecnologia da UFBA. Serão oferecidas 30 vagas, as inscrições ocorrerão até o dia 28/09/2011. Mais informações através do e-mail rejane@ufba.br.

Café Científico discute lacuna entre pesquisa acadêmica e prática docente
O Café Científico de Salvador, promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências (UFBA/UEFS) e pela LDM - Livraria Multicampi, realiza na próxima sexta-feira (dia 16 de setembro), às 18h, palestra dos professores Charbel Niño El-Hani (Instituto de Biologia/UFBA) e Cláudia Sepúlveda (Departamento de Educação/UEFS), sobre o tema “Um modelo colaborativo de pesquisa em educação e a superação da lacuna entre pesquisa acadêmica e prática docente”. O evento é inteiramente gratuito e não necessita de inscrição. O local é a LDM - Livraria Multicampi, na Rua Direita da Piedade, 20, Piedade. Para mais informações, ligue (71) 2101-8000 begin_of_the_skype_highlighting external image numbers_button_skype_logo.pngGRÁTIS (71) 2101-8000end_of_the_skype_highlighting begin_of_the_skype_highlighting (71) 2101-8000 end_of_the_skype_highlighting (LDM) ou (71) 3283-6568 begin_of_the_skype_highlighting external image numbers_button_skype_logo.pngGRÁTIS (71) 3283-6568end_of_the_skype_highlighting begin_of_the_skype_highlighting (71) 3283-6568 end_of_the_skype_highlighting (UFBA). Outros dados sobre o café científico de Salvador podem ser encontradas em http://cafecientificossa.blogspot.com.

Confirmação de local do Iº ENCONTRO PEDAGÓGICO PIBID-UFBA
Retificando informação do Boletim 02/2011, o evento ocorrerá no PAF-I da UFBA (Pavilhão de Aulas da Federação), no mesmo dia e hora já divulgados,
24 de setembro, de 8:30 às 18:00. A maioria dos coordenadores de área confirmou presença. A proposta é que o processo de planejamento das atividades pedagógicas seja cada dia mais integrado entre os todos os cursos de licenciatura do PIBID, tendo o encontro semestral como a principal estratégia, além dos grupos interdisciplinares nas escolas e o uso da lista de discussão na internet.

A elaboração do Informativo PIBID-UFBA
Esta semana a produção do Informativo contou com a "edição colaborativa" de Marcia Scheer, Marcília Pontes, Danúbia Barros e Alessandra Assis. Para colaborar com as próximas edições, clique aqui.





UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA

Pró-reitoria de Graduação

Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência da UFBA




Informativo PIBID-UFBA nº 02/2011
09/09/2011


Atraso no pagamento das bolsas
Conforme aviso da CAPES, haverá atraso no pagamento das bolsas neste mês de setembro para os cursos que ingressaram em 2010. O pagamento que é previsto para ser feito até o dia 10 de cada mês, somente deve constar no domicílio bancário dos bolsistas por volta do dia 19/09/2011. Isso ocorreu por causa do atraso no
o fechamento da folha devido a problemas com o SAC - sistema de gerenciamento utilizado pelo PIBID. Após esta data, qualquer irregularidade deverá ser informada por e-mail para a coordenação institucional do PIBID-UFBA no endereço pibid@ufba.br.

Planejamento Pedagógico do PIBID-UFBA
Foi marcado para o dia 24 de setembro, de 8:30 às 18:00, na FACED-UFBA, o Primeiro Encontro de Planejamento Pedagógico entre Coordenadores de Área do PIBID-UFBA. O objetivo é tornar mais efetivo o processo de acompanhamento e desenvolvimento do Programa. Atualmente, o PIBID está presente em 21 cursos da UFBA e tem parceria com 17 escolas da rede pública estadual e municipal, tendo como um dos principais desafios a realização de um trabalho integrado institucionalmente, comprometido com a melhoria da qualidade da formação de professores na unviersidade.Faz parte da dinâmica do evento a formação de Grupos de Trabalho por Área de Conhecimento (GTA Ciências Humanas, GTA Ciências Naturais e Exatas, GTA Linguagens). Entre os assuntos a serem tratados estão: o diagnóstico do trabalho realizado, os planos para os próximos meses (setembro de 2011 a fevereiro de 2012), as diretrizes para funcionamento dos grupos interdisciplinares nas escolas, as atividades integradoras e temáticas transversais aos cursos, as diretrizes e demandas para a formação continuada de professores envolvidos com o PIBID, as estratégias de produção bibliográfica e realização eventos.

Participe da elaboração do Informativo PIBID-UFBA

O informativo PIBID-UFBA pretende reunir notícias relativas ao Programa, mantendo informado o público interno e também socializando informações para parceiros e o público em geral. Podem ser divulgados avisos sobre eventos, chamadas, resultados do trabalho dos bolsistas, participação em reuniões, etc. a edição ocorre de modo colaborativo (clique aqui). É importante que seja informado título e que a notícia responda às perguntas: Quem? O quê? Onde? Quando? Como? Por quê? Também pode ser interessante deixar contatos, se for o caso de prestar mais esclarecimentos. As edições serão fechadas a cada semana e divulgadas na lista e entre nossos parceiros. Esperamos que com isso todos consigam acompanhar a dinâmica do Programa.



**

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA

Pró-reitoria de Graduação

Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência da UFBA



Informativo PIBID-UFBA nº 01/2011
02/09/2011


Informações, orientações, notícias da semana
O volume de informaçoes acompanhou a expansão do PIBID-UFBA no último ano. Tratamos de diversos assuntos em nossa lista de discussão, onde grande parte do conteúdo tem a função de informar, dar orientações sobre processos, dar notícias de atividades. São assuntos importantes que deixam o grupo sempre atualizado dos acontecimentos. Agora, estamos iniciando um novo veículo que pretende manter informado o público interno do Programa e também socializar informações para o público em geral. Este informativo será editado de modo colaborativo (clique aqui). Para que fique claro, devemos informar título e responder às perguntas: Quem? O quê? Onde? Quando? Como? Por quê?Também pode ser interessante deixar contatos, se for o caso de dar mais esclarecimentos. As edições serão fechadas a cada semana e divulgadas na lista e entre nossos parceiros.
Esperamos que com isso todos consigam acompanhar a dinâmica do Programa.

I Seminário PIBID-IAT em novembro de 2011
O Instituto Anísio Teixeira - IAT convidou as instituições de ensino superior públicas da Bahia para a produção conjunta do I Seminário PIBID-IAT, a ser realizado nos dias 16 e 17 de novembro, nas suas instalações da Avenida Paralela, Salvador, Bahia. O objetivo é avaliar a parceria universidade-IAT para a realização do PIBID, bem como o impacto das ações na rede estadual de ensino. A programação deverá incluir temas como política de formação de professores, haverá espaço para a apresentação de trabalhos e reuniões de grupo para a problematização de temas e a definição de encaminhamentos. Será uma oportunidade de encontro entre coordenadores de áreas de todas as instituições do estado, socialização, integração e reflexão sobre o trabalho desenvolvido até agora.

Última chamada para a entrega dos artigos a serem publicados no LIVRO PIBID
A coordenação institucional do PIBID informa que o dia 05 de setembro (segunda-feira) é o prazo limite para a entrega dos textos a serem publicados no Livro PIBID-UFBA. O livro reunirá os relatos da experiência das diversas áreas envolvidas no projeto. As produções devem seguir as normas da ABNT. Os textos já produzidos ou apesentados em eventos podem ser utilizados como base do capítulo. Podem ser incluídos co-autores. Os coordenadores de áreas que ingressaram no Edital 2011 estão convidados a apresentar o relato da proposta inicial de trabalho e expectativas de cada curso de licenciatura.

I Seminário Integrado PIBID - UFBA Filosofia, História e Sociologia
Nos dias 25 e 26 de agosto aconteceu o I Seminário Integrado PIBID Filosofia, História e Sociologia, que abordou o tema: Iniciação à Docência: reflexão e ação. O evento tratou de temas concernentes às experiências daqueles que participam dos Programas de Iniciação à Docência em 5 escolas de Salvador, por meio de um diálogo entre professores da rede pública, estudantes de licenciatura e interessados em discutir o ensino da Filosofia, da História e da Sociologia na Educação Básica e em construir vínculos efetivos entre universidade e escola. Entre alguns convidados estiveram no evento o Prof. Elias Lins Guimarães (UESC), o Prof. Rozenval de Almeida e Sousa (Coordenador do PIBID/Sociologia/UFCG) e o Prof. Josué Cândido (UESC). Outras informações estão disponíveis em www.seminariopibidufbaffch.blogspot.com.

PIBID Diversidade 2011 dá mais um passo
O PIBID Diversidade divulgou no dia 31 de agosto o resultado da seleção dos supervisores que atuarão no Programa. O resultado foi divulgado no site
http://www2.faced.ufba.br. A coordenação institucional é do Prof. Carlos Roberto Colavope, Departamento de Educação III. Assim, foi dado mais um passo na ampliação do processo de iniciação à docência na UFBA, através do fomento à formação de professores no Curso de Licenciatura em Educação do Campo.


CENTROS DIGITAIS PEDAGÓGICOS ( CDPs ) E O TRABALHO PEDAGÓGICO
Observando as relações interativas de crianças e adolescentes com as novas tecnologias de informação e comunicação, intermediados pelo pensamento próprio , conduzidos por uma linguagem diferente do dia-a-dia, especialmente nas escolas, eles trazem do real concreto, das experiências da vida social um acúmulo de conhecimentos que vão ser traduzidos em novas experiências virtuais, que mais parece um filme de ficção, onde pensam, formulam hipóteses, interpretam, organizam, em busca de atingir um objetivo virtual ou até mesmo fazer o que um adulto faz, mesmo que seja na imaginação, sendo certo ou errado.
Essas crianças e adolescentes operam as máquinas ( computadores, celulares, games ... ) com tanta habilidade que chega a superar muitos adultos: de um espaço para o outro, entre uma máquina e outra, grande agilidade nos dedos para digitar, eles falam uma linguagem diferente, sorriem, gritam, brigam, vibram, discutem estratégias e táticas com novos signos; estão jogando, resolvendo conflitos, pesquisando, criando, batalhando, trocando imagens, conversando, ouvindo músicas , usando avatares , conhecendo armas, comprando, fazendo novas amizades, expondo imagens do corpo, informando, divulgando a festinha, namorando, criando grupos de batepapo, entrelaçando ações nesse ciberespaço.
É importante perceber que ações requer tempo e espaço, condições financeiras na vida dessas crianças e adolescentes, produzindo inclusão e exclusão.
Assim, temos urgência de discutir mudanças no currículo , no conteúdo, na organização do trabalho pedagógico, entender os objetivos que orientam o comportamento, os significados de suas ações “ virtuais”, os novos signos adquiridos,para que a escola, os professores se aproximem mais desse novos seres ( internautas ), fazendo um estudo ontológico, das suas relações com a terra, de suas relações com a natureza, de suas relações com a sociedade, o trabalho,a educação, a escola, a vida; para que possam mediar a apropriação desses novos conhecimentos, dessas NTICs que surgiram do trabalho social, da necessidade de melhoria da produção.
É claro que se faz necessário um enfrentamento no que já está posto para alienação, contudo agora temos os Centros Digitais Pedagógicos fazendo parte de um sistema de complexos onde professores , estudante, as comunidades do entorno da escola trabalham juntos para superar a lógica capitalista do uso das Novas Tecnologias da Informação e das Comunicações ( NTICS ).
Com suas especificidades as escolas do campo agora se apropria dessas novas ferramentas disponibilizadas há algum tempo nas lanhouses e laboratórios de informática das sedes.
Os Centros Digitais Pedagógicos, longe de ser um prolongamento dos rudimentos do mesmismo praticado no ensino reprodutivista, vêm com intencionalidades, vêm para implantar habilidades de trabalho coletivo , produzir conhecimentos por meio do trabalho social, explicando as ações.
Professor Angelo Lopes Marques é Supervisor PIBID , Educação do Campo e ajuda na implantação do Centro Digital Pedagógico na Escola Otávio Pereira no Município de Cachoeira.










Saudamos os novos bolsistas incluídos no mês de dezembro no PIBID-UFBA: Profº. Diego Maia(Geografia); os estudantes Gilberto Reis, Igor Antônio e Marcelo Bloizi (História); Poliana Jesus Souza, Michele Santana Pacheco de Almeida e Nana de Carvalho Dias (Ciências Sociais). Em tempo, agradecemos a preciosa colaboração da Coordenadora de Música, Flávia Candusso por sua efetiva participação no projeto.